Dicionário de Shibari

Esse vocabulário foi me passado juntamente com algumas fotos em 2001, por um MESTRE japones contato da Barbara, que foi claro, se a amarração não tem significado não é shibari.

Se você não visualizar nada além de  cordas e um corpo, então é só bondage.

Com ajuda na minha antiga escrava lyjasmin{YoY}, que fala e escreve kanji fluentemente, algumas traduções podem não representar o espírito real do seu significado.

Sinceramente eu pessoalmente não ligo para o nome dessa ou aquela forma de amarrar, mas sim o prazer que me da executá las.

________________________________________________________________________________________________________________________________

 

-A-

 

agura shibari - Amarração onde a submissa fica sentada em posição que lembra indiana tendo a parte superiora amarrada e aparte inferiora tambem.

aomuki shibari - suspenção com a face para cima.

aranawa - Corda de arroz

asa - hemp

asanawa - Corda japonesa tradicional do bondage do estilo feita do hemp ou da juta. A corda de Shibari tem geralmente 7 metros de comprimento e entre 6 a 8 milímetros na largura. 

 

-B-

 

bari - O shibari é reduzido às vezes à palavra encurtada "bari" como em "ebi-ebi-bari".um termo que é associado a shibari


-C-

 

chikubi - bico dos seios

chitsu - vagina

 

-D-

 

dojo -um local para alguma pratica nomalmente artes marciais

dorei -  escrava ,Escravo, 

dorei no jotai - na condição de escravo

dorei-seidoi - escravidão.

 

-E-

 

ebi - O laço do  "camarão grande". Um dos laços tradicionais  mais velhos do kinbaku. Foi usado como tecnica de tortura ( ebizeme ) por 100 dos anos e referenciado em muitos manuais e trabalhos de sobre a arte. Essa amarração com o tempo irradia uma sensação de ardência insulportável com o passar do tempo

ebizeme - Limitado pela corda. Para ser punido sendo amarrado no laço do ebi, era uma forma da tortura que foi exijida pelo shogunate de Tokugawa em 1742 como uma das 7 punições oficiais para criminosos e inimigos do estado. 

..

-F-


-G-

 

gyaku-ebi - um laço ao contrário ao shrimp é  colocado então em seu estômago e então em seus tornozelos é preso e puxado para suas nadegas e presa. Alguns chamam este "o laço japonês do porco".

gyaku-ebi tsuri - Suspender com o rosto para baixo

gei - habilidade artistica

 

-H-

 

hashira ushirodaki - amarrando alguém usando bambu

hishigata - Formato de diamante.  

hishi  - referencia a forma de diamante usadas no Karada.

hojojutsu - A arte marcial antiga de capitura e prender com cordas.  Essa arte marcial japonesa foi praticada pelos samurais  de 1600 até  1800 . É destas técnicas que o kinbaku moderno tomou caminhos eróticos ou artísticos do bondage a partir do século 19.

Hon Kikkou - O escudo da tartaruga, este laço cría uma forma sextavada. O Kikkou literalmente lembra  tartaruga.  Hon Kikkou  é o estilo usado para tecer telas. Muito popularizado pelo Mestre japones das cordas Sikou Sima.  

Sikou Sima foi discípulo de Ito e aplicava fielmente a técnica usada por Reiko Kita e Nureki. É a amarração mais velha e tradicional do hojojutsu inspirado.


-I-

 

Isu-jyo kohai  -  Bondage na Cadeira.

"Ito Seiyu (1882-1961)Seiyu (1882-1961) é indiscutivelmente a figura a mais importante da história do bondage japonês (shibari),  de um pintor, do mestre de madeira, do fotógrafo e do escritor, fornece a ligação entre o antigo e o moderno no fascínio do Japão com as práticas sadomasoquistas. Um artista ele era extraordinário. Inspirações para  gerações dos mestres.


-J-

 

jo-osama - Domes profissionais que usam vestimentas fetiches ocidentais como latex e couro, são muito bem pagas para dominar homens e mulheres em bares de Domes japonesas.  

Joshu - Seria a definição de prisioneiro "femea"

jujun - obediente, obediencia, referece a um submisso

nawa jujuun -Submisso de cordas/bondage.

 

-K-

 

kana - Escrita Japenesa

karada - Corpo; Um termo generalizado para as variedades de amarrações sobre o corpo/vestido da corda.

kata-ashi tsuri - um pé suspenso, existe um  número grande de estilos 

ki - centro do espirito ou da alma (ponto de foco em deditações)   

kikkou - O laço famoso do escudo da tartaruga chamou-se assim porque o teste padrão criado se assemelha que encontrado na tartaruga japonesa. Este pode ser corpo ou somente torso cheio. Há diversos estilos do shibari do kikkou ensinados. O estilo tradicional cría um ou mais forma sextavada no assunto encadernado. Um segundo estilo, popularized em ilustrações do manga, cría ao menos três formas ligadas do diamante ( hishi) que funcionam da garganta à área pubics.   Kikkou é um estilo  em tecer da tela. Este termo foi usado incorretamente em um número de lugares na Internet  chamado às vezes um karada. Não é.  O desenho de Kikkou é uma forma  encontrada no escudo da tartaruga, que é recriado com a corda no corpo. Não é um desenho simples do corpo do diamante como em um Karada. O Karada seus desenhos tem 4 lados e no kikkou este tem 6 lados.

kinbaku - A arte do bondage japonês tradicional, 

kinbaku-bi  - a beleza da arte tradicional do shibari." Isto é, shibari feito na maneira tradicional para efeito estético/erótico

kiritsu -  o comando para postar na postura seiza

kohai - Pessoa com menos experiência.

kotori - para voar como "o pássaro pequeno". Um termo genérico que sobre algum chicote de fios, do corpo básico num suspensão de cordas. A origem do uso deste termo no  Bondage japones é desconhecida.

kotsu - Tortura, ato severo de aplicar dor

kotobu ryo-tekubi  -  uma forma básica japonês sa de prender os pulsos e posicionar atrás da garganta

kukuro - a marrar na parte superior 

 

-L-

 

-M-

 

m-jo  (m-o no caso de sub homem)  - Este é o termo hoje o mais extensamente aceitado no Japão para botton preso por corda. 
E é pronunciado em japonês da letra roman "M"  de Masoquismo.
o é como a mulher 

matanawa - descreve uma corda  amarrada em torno da cintura e para baixo entre os pés e as nadegas.

shibari do maete - Um laço na frente do corpo

meijin  - Mestre no sentido de uma pessoa hábil
             kacho   - mestre (de uma casa/lugar)

momo - thigh, pêssego. O shibari de Momo é uma formulade amarrar os forçando a ajoelhar-se com a cabeça baixo no chão assoalho e as nadegas levantadas assim que assemelham-se a um pêssego . "Momo Shibari" consiste em uma amarração do bondage com jujun na posição ajoelhar-se e nos braços esticado entre seus pés e pulsos presos aos tornozelos.

musubime -nó

musubu - para ligar com nó 

 

          N-

 

nai - não

nawa  - corda

Nawa de Mune - Bondage no peito

nawashi -Um fabricante da corda; da "artista corda"; Uma pessoa que alcance um determinado grau de proficiência em manejar  a corda, se no Japão, você for chamado Nawashi  você é considerado uma pessoa que é bom no que faz com a corda. Nawa = corda +  -shi =  professor ou mestre. 

nawagei - arte com cordas

Nawa Do - Nawa siguinifica corda e Do  o caminho, logo  Nawa Do - Caminho das cordas.  

nawa junjun - Botton de bondage

nawa Sensei - Aquele que ensina a arte das cordas

nawasemeku - Tortura com cordas. 

Nawasemeku-do   O Caminho da tortura e dor pelas cordas.

 

-O-

 

oruganzumi - orgasmo


-P-


-Q-


-R-

 

rei - curva

ryo-tekubi - Ambos os pulsos amarrados juntos. Não importa onde os pulsos estão.

tsuri do ryo-ashi - Suspender com ambos os pés junto, isto é ligando ambos os tornozelos juntos no alto


-S-

 

sakasa tsuri - A suspensão invertida, o m-jo está pendurando a cabeça para baixo e o vertical do corpo, 

sakuranbu - Cereja; Expressão usada no bondage japones siguinifica "amarrar acima da cereja" ( amarrar sobre a parte sexual femenína de tal maneira que emfatiza a cereja/área da vagina).

 

Samurai (aka "bushi") Foram uma classe militar .  Seguiam um rigido código de conduta conhecido como "bushido - o caminho do guerreiro". Um codigo que focava a lealdade com o mestre, respeito e diciplina. Em 1868 os  samurais como classe militar chegou ao fim.

-san   - sufixo que denota Sr, Senhora, Senhorita., indica respeito e formalidade.


santen tsuri -  Suspenção firme com os tornozelos na parte dianteira na  posição sentando.

sayonara - Adeus

seiza - postura correta. Ajoelhardo, olhos fechados, reflexivo para a lição que começa ou recebida.

sempai - estudante antigo, abaixo do Mestre

sensei - Professor, Mestre, Doutor; ele que instrui, ensina.

shiatsu - Massagem japonesa usando a pressão do dedo

shibari - Tecer uma tela ( Amarrar coisas). A Ação de amarrar alguém, Antigamente shibari era uma técnica usada unicamente para restringir os movimentos e tortura. Amadureceu nos ultimos 100 anos evoluindo para o erotismo. Um termo moderno aplicado na arte do Kinbaku,  usado primeiramente por volta de 1950 em revistas de bondage japonês.


shibariageru - Amarrar para cima, levantar

shibararetai - Um botton que demonstra o  desejo para ser amarrado.

shibarikomu -  Juntar

shibaritai - Um artista das cordas (nawashi) expressa o amor por amarrar dedicado a um  nawa jujun (submisso de bondage) ou m-jo ( modelo de bodage)

shibaritsukeru - para amarrar

shibaru / shibarimasu - Para ligar, laçar, amarrar/desatar alguém

shibaraaretai - U nawa jujun  que expressa  o desejo e amor por estar sendo amarrado.  " Eu quero ser amarrado"

shibatte - verbo para amarrar me

shihai-teki   - dominante

shinju -   Palavra japonesa "Perola". Shinju é usado como referencia  para perola os bicos dos seios.  Referece a amarrar o torax/seios usualmente não incluindo os braços, se desconhece a origem da expressão.

sokubaku - Bondage


-T-


take - bambu.  O bambu  faz parte da cultura Japonesa, incluindo no  bondage.  

take shibari -  Bondage japones incluindo o bambu.

tanuki -Suspendido invertido (rosto para baixo) com todos os quatro membros.
(você não pode fazer o tanuki sem suspensão, assim que você não necessita mencionar o tsuri)  Considerada uma amarração perigosa.

tanuki tsuri - "Tanuki" literalmente se refere a um "raccoon como animal indígena para o Japão". Tsuri "refere-se a suspensão. Esta amarracão consiste em amarrar a pessoa por pulsos e  tornozelos com o rosto virado para cima como ensinado por Mai Randi.

tomei nawa - A corda de segurança entre os braços e o toraxi.

tsuri / tsurusu - Suspensão com corda. A segunda técnica clássica da tortura de Tokugawa Japão, evoluído no desempenho do shibari. 

          nawa-tsuri - supensão por cordas

tsuri do gyaku-ebi -  Veja o gyaku-ebi , mas suspendido agora na corda. Nesta posição ambos os pés são suspendidos individualmente.

  "tsuri-ai" -  siguinifica equilíbrio ou harmonia.

tsurinawa - suspenção por cordas.

tsurizeme - to ato de suspender com cordas

 

-U-

ushirode - parte de trás.

ushirode gassho - Amarração dos braços na posiçao para trás.

ushirode takate kote -  esta é uma amarração classica do bondage japonês com os braços na parte de tras no formato de U. 


-V-


-W-


-X-


-Y-

 

yoko tsuri  -   De lado, Termo susado para suspender na posição lateral.

 

-Z-

 

zarei - posição de ajoelhada.

 

Shinju, Sakuranbo, Karada, and Kotori

Shinju é a palavra japonesa para "pérola", e é usado para descrever um laço ou artilharia do peito e seios. Ele é usado eufemisticamente dos peitos ou mamilos como pérolas.

Sakuranbo Sakuru é o termo para "cereja" e é usado para denotar a amarraçâo da submissa na cintura feminina e é eufemisticamente usado para se referir à vagina..

Karada, é a palavra japonesa para "corpo". Este termo foi usado para descrever o tecido do corpo.

Kotori, é a palavra para pássaro, e os bondagistas usaram isso descrevem um arnês de peito usado na suspensão para baixo..

 

________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Outubro 2002